sexta-feira, 31 de maio de 2013

Entrevista com o ator-educador Douglas Emilio

A oficina de dança-teatro do ator-educador Douglas Emilio ocorreu na Grande Otelo no mês de maio e inicio de junho, a oficina buscou retratar a sensibilidade dos sentimentos e os conceitos de improviso e das práticas corporais da arte.
O educador mostra em sua entrevista sua perpectiva da arte e o que ele quer transmitir em suas aulas.

F: Desde quando você começou a lecionar ?
D: Eu danço desde meus 9 anos de idade (comecei com Balé Classico), aos 13 anos eu comecei a fazer teatro, desde então sempre conciliei as duas linguagens sempre juntas. Arrumei meu primeiro emprego de Office Boy aos 16 anos, precisei me desdobrar para conciliar o trabalho, a dança, o teatro e ainda o ensino médio, quando fiz 18 anos entrei para a Universidade e desde o primeiro ano já comecei a lecionar, deixando o trabalho de Office boy e me dedicando para ser ator, bailarino e Arte Educador.

F: O que você busca transmitir em suas aulas ?
D: Particularmente eu não acredito na transmissão de conhecimento, acredito na troca de saberes; tento propor um ambiente fértil de experimentação, estudo e criação. Um lugar onde se pode realizar coisas incríveis (ou não), mas que é livre para se expressar, respeitando o tempo e o corpo dos indivíduos, quando nos lançamos para experimentar eu também aprendo muito, e aos poucos construímos caminhos artísticos a partir do coletivo, com base na correlação corpo/ambiente.

F: Quais foram as suas melhores experiencias ao lecionar ?
D: Foram muitas não saberei escolher.

F: O que você falaria as pessoas que ainda desconhecem a arte da dança-teatro?
D: Especificamente em dança-teatro, posso dizer que não é uma nomenclatura fechada. Richard Silkes diz “O Termo Tanztheater é um processo, não uma resultante, muda o tempo todo”, podemos arriscar que o “primeiro” (a partir da história da dança ocidental), a esbarrar nesse termo seja Rudolf Von Laban (1879 - 1958), Dançarino, coreógrafo, um dos mais importantes teórico da dança do século XX, é considerado o "pai da dança-teatro", o termo correto que ele utilizava era dança dramática, dois de seus alunos Mary Wigman e Kurt Jooss, ambos bailarinos e coreógrafos seguiram pesquisando uma dança dramática cada qual a seu modo, Mary Wigman (1886 – 1973), continuou seus estudos e foi uma das fundadoras do movimentos de dança expressionista, influenciando o surgimento do Butoh (dança que surgiu no Japão pós-guerra), Kurt Jooss (1901 – 1979), montou uma escola em Essen (Alemanha), e no ano de 1928 Jooss, realizou em Essen um congresso que reuniu os principais representantes da dança moderna, para discutir os termos (Dança para o teatro/ Teatro de dança), entre os participantes estavam presentes seu professor Laban e Wigman, a partir desse momento o termo começou a ser usado pelos artistas com mais força e se espalhou, mas ainda estava por vir a maior representante desse termo, que elevou a estética de dança-teatro para lugares até então desconhecidos, influenciando tanto a dança contemporânea quanto o teatro pós-dramático, o nome dela é Pina Bausch (1940 – 2009), foi aluna de Jooss em Essen, se tornando a coreografa oficial no lugar de seu professor que se aposentava na direção da Tanztheater Wuppertal; Pina Bausch revolucionou a dança, seu entendimento de dança era muito amplo descaracterizando e rediscutindo os próprios paradigmas da dança, vale salientar que ela não fazia dança + teatro, a estética que ela propunha era genuinamente a forma que ela enxergava a dança, tudo era dança para ela, também afirmava “Eu não investigo como as pessoas se movem , mas o que as move'', hoje Tanztheater (dança-teatro), também é uma nomenclatura (a partir das lógicas da língua Alemã), para designar “grupo ou companhia de artes cênicas”, elas seguindo as estéticas de dança-teatro ou não.

F: Qual sua frase motivacional para que outros possam se interessar nesta arte.?
D: “Tanzt, tanzt... Sonst sind wir verloren” Pina Bausch
tradução: (Dance, dance... Caso contrário estamos perdidos).


0 comentários:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.

Search This Blog