terça-feira, 19 de novembro de 2013

Ensaio dos cegos

0 comentários
José Saramago nos surpreende em seu livro Ensaio sobre a cegueira na qual ele nos leva uma questão e reflexão, até que ponto estamos de fato olhando alguma coisa ? até que ponto estamos dedicados a olhar através das pessoas e ver o que elas, independente da sua classe social ou sua crença e sua aparência.
Esse livro nos tira de nosso comodismo e nos faz entrar na cegueira branca dos cegos desse livro, pois todos podem pegar essa cegueira e assim de um jeito ou outro precisam lidar com os dramas dessa infelicidade - será mesmo infelicidade?
Imagine você nesse exato momento sem a visão, imagine que provavelmente estaria exposto a mais perigos e exposto principalmente a sentir todo o ambiente para assim conseguir andar.
E se nessa cegueira você ouvisse alguém lhe falando que você o esta atrapalhando e essa pessoa te empurra e te esnoba pela sua deficiência, porém nessa confusão toda você ouve a voz de alguma pessoa conhecida, até mesmo a pessoa que você ama e a partir disso se sente protegida. ou melhor ainda, pense que você encontra o amor da sua vida nessa cegueira e que não importa sua beleza, apenas o amor que pulsa em seu coração que importa nessa relação sem os padrões sociais de beleza, sem qualquer padrão da sociedade imposto.
São reflexões para os dias de hoje, tão moldados e tão predeterminados a cada mudança da moda ou da nova atriz que é considerada sexy por alguma revista.
Ensaio sobre a cegueira conta a história de diversos cegos que do nada ficam cegos e tentam lidar com a sociedade e com os problemas da falta de visão e através disso também lidam com a maldade humana, pois até cegos a nossa maldade ainda é exposta e talvez, as vezes, com mais intensidade.

quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Lolita (Filme)

0 comentários
Em um dos posts anteriores citei a história de  Lolita, critica sobre o livro e recentemente vi o filme na qual o incrível diretor de Laranja Mecânica , Stanley Kubrick recria esse drama tão conceituado com sua visão perspicaz.
O filme tem a narração de Humbert como no livro e que é um artificio que nos aproxima a visão do livro e a manipulação do mesmo para se encaixar nos problemas de Lolita com sua mãe, diga-se de passagem todos os personagens se encaixaram muito com a minha visão do livro e esse sem duvida é um daqueles filmes raros que nos faz nos apaixonar ainda mais pela história reflexiva.  
A fotografia é impecável para a época e a transição do tempo é outra coisa que admirei muito, pois começa no final da história e depois retorna para o passado, explicando o porque de determinados atos. Kubrick consegue absorver ao máximo da literatura desse livro impecável e consegue deixar eterno nas telas.
Sue Lyon que atua como Lolita, consegue ser quase que a cópia perfeita da menina inquieta do livro, o estilo levemente selvagem e curiosa nos transportam novamente para essa obra tão incrível e James Mason atua com a mesma loucura consciente de Humbert, o estilo louco e atraente para todos as senhoras que trocam alguma conversa com ele durante o filme.
Detalhes a parte, sem duvida esse filme me trouxe novamente a paixão e a reflexão temporal de nossos tempos.    
Aos fãs dessa história tão marcante, sinceramente recomendo que assistam e aos que já assistiram repitam a dose dessa obra apaixonante.

Trailer link : 

quarta-feira, 13 de novembro de 2013

O tempo irreversível

0 comentários

Um corredor, uma mulher, um homem e assim o drama se desenrola nesse drama atual pois de tudo que vi no filme, a certeza é apenas uma: Somos frágeis, inconstantes, impulsivos e acima de tudo egoístas pois apenas pegamos aquilo que nos agrada e ficamos com ela até o momento que começamos a enjoar ou até que isso se desgaste em nossas mãos.Alguns nos usam por um tempo duradouro,outros por apenas um momento e que as vezes se torna eterno em nossa mente.
Alex uma mulher linda esta namorando Marcus, ambos aparentemente tem um relacionamento feliz, se não fosse pelo fato de dele ser impulsivo e não prestar atenção nela e para ajudar esse contexto triste, Pierre é o melhor de Marcus e ser ex-namorado dela.
O filme é narrado de trás pra frente, então é preciso ficar atento a isso a todo tempo, pois as vezes da pra se perder na linha do tempo criada.
Extremamente polemico e conceitual é a visão do diretor do filme Gaspar Noé com câmeras loucas e cenas intrigantes e com a cena que faz muitas pessoas parar de assistir, devido a um estupro sem interrupção em uma das cenas do filme.
Muito drama e reflexão te aguarda nesse filme e a unica certeza é que o tempo é constante e que precisamos nos avaliar sempre para saber verdadeiramente quais são os sinais para que possamos parar com certas atitudes e sentir os sentimentos de outras pessoas, ser mais sensíveis de fato.

Trailer link : 

sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Aos amores

0 comentários
Essas músicas,esses sons, me lembram  alguns toques, sutis e sensíveis que senti em minha vida.
Nostalgia de vozes diferentes, de amores do passado, de amores do futuro, um constante fluxo de pessoas que apenas tinham o destino de passar em minha vida e deixar suas marcas incertas em partes do meu coração.
Antes era ingratidão pelas despedidas que eles causaram e ingratidão pela minha despedida final, afinal somos presos ao conceito de que tudo é nosso e essa possessão aumenta com a paixão. Ah a paixão, tão rápida e tão intensa, que apenas fica como lembrança de momentos,pois nem todas as pessoas são aquilo que nossos olhos se encantam e assim começamos a descobrir seus erros, suas magoas, sua destruição em nosso Mundo desprotegido.
Esse som me faz lembrar de você, como mais uma memória, mais um aprendizado, mais um passado doloroso ou feliz,uma simples melodia e todas as sensações retornam, algumas intensas, outras tão depressivas, mas todas essas sensações pertencem aos amores, aos que conheceram pedaços de mim e que não foram capazes de suportar minhas loucuras, meus devaneios e aqueles que eu não consegui suportar, mas são todos amores.
Amores de verão, que duraram nas férias enquanto toda a paz era permitida e que quando precisávamos voltar a realidade, ela era dura demais para suportar, e assim soltavam minha mão.
Mas apesar de tudo, a gratidão de não sentir mais sua mão, de não te ver de perto, a verdade é que você me fez o que sou hoje, onde quer que esteja, todos vocês, vocês apenas me salvaram de vocês mesmos, pois a verdade é que nossos destinos iriam se desconectar em algum momento e agora você deve estar com seu filho, sua namorada, sua esposa, ou em qualquer lugar, mas a certeza é que seus pedaços são boas lembranças, pois me tornaram o que sou...
Apesar de ainda não estar totalmente construindo quem eu sou, a certeza é que você melhorou e me jogou na escuridão e assim, apenas assim desse jeito, fui capaz de ver a minha própria luz.
Então, obrigada por não me amar.

domingo, 3 de novembro de 2013

O menino de Milão

0 comentários

O filme tem em foco o personagem Tótó um órfão que foi adotado por Lolotta que o encontrou em um repolho quando bebe e o ajudou e ensinou o seu modo de ver o Mundo,a matemática e como tratar as pessoas.
Tótó aprendi rápido os costumes de sua mãe adotiva,porém sua vida muda quando ela morre e ele precisa aprender a lidar com o Mundo e equilibrar seus costumes e o modo como as pessoas encaram sua educação em uma sociedade sem respeito algum.
Em sua infância ele aprendeu a viver no orfanato e aos 18 anos saiu desse ambiente para viver com os adultos, entretanto sua bondade é estranha para as outras pessoas e esse se torna o seu desafio: mostrar a todos a sua bondade e os ajudar,pois é para isso que ele nasceu.
Após a morte de sua mãe adotiva ele vai morar com algumas pessoas em uma "vila" e assim os ajuda a criar suas casas e os ensina a tabuada e um modo mais divertido e delicado de ver a vida.
Com um drama inocente e sentimental o diretor Vittorio de Sica consegue nos transportar para uma história neo-realista fábula e conta como foi a vida dessas pessoas no período Pós-guerra em Milão na Itália.

Confira o trailer:



sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Zombie Walk Sorocaba

0 comentários

Sem nada para fazer esse sábado de feriado?
Então venha para Sorocaba curtir o Zombie Walk, evento destinados a todos os fãs da cultura do terror e as suas lendas.
Como o próprio nome diz, será uma caminhada na cidade,com o ponto de partida sendo a praça Frei Baraúna até a praça do Campolim com inicio as 14 horas.
O evento foi criado pelos americanos devido a sua cultura do Hallowen buscando procurar a diversão nesse dia que poderia ser triste, mas com essa proposta muitas pessoas começaram a ver o dia de finados como um dia de diversão e novos meios de usar a imaginação para alguns temas da ficção.
Em Sorocaba o evento foi idealizado por Raul Zorob (Razor) que é parceiro do blog Cidadão Abstrato e através dessa parceria também foi possível a divulgação do evento em um 
programa da Ana Koury em Revista, que passa na internet ao vivo toda quinta-feira no Youtube.
No link abaixo segue o link do programa e a divulgação do evento:
http://www.youtube.com/watch?v=1NxQYskTP6g&feature=share&list=UUwLUCmRknaFLAfPMgYpwArA

Participe do evento, você e sua família e conheça mais sobre essse cultura assustadora.
https://www.facebook.com/events/379726918790697/?fref=ts

Tecnologia do Blogger.

Search This Blog