terça-feira, 19 de novembro de 2013

Ensaio dos cegos

José Saramago nos surpreende em seu livro Ensaio sobre a cegueira na qual ele nos leva uma questão e reflexão, até que ponto estamos de fato olhando alguma coisa ? até que ponto estamos dedicados a olhar através das pessoas e ver o que elas, independente da sua classe social ou sua crença e sua aparência.
Esse livro nos tira de nosso comodismo e nos faz entrar na cegueira branca dos cegos desse livro, pois todos podem pegar essa cegueira e assim de um jeito ou outro precisam lidar com os dramas dessa infelicidade - será mesmo infelicidade?
Imagine você nesse exato momento sem a visão, imagine que provavelmente estaria exposto a mais perigos e exposto principalmente a sentir todo o ambiente para assim conseguir andar.
E se nessa cegueira você ouvisse alguém lhe falando que você o esta atrapalhando e essa pessoa te empurra e te esnoba pela sua deficiência, porém nessa confusão toda você ouve a voz de alguma pessoa conhecida, até mesmo a pessoa que você ama e a partir disso se sente protegida. ou melhor ainda, pense que você encontra o amor da sua vida nessa cegueira e que não importa sua beleza, apenas o amor que pulsa em seu coração que importa nessa relação sem os padrões sociais de beleza, sem qualquer padrão da sociedade imposto.
São reflexões para os dias de hoje, tão moldados e tão predeterminados a cada mudança da moda ou da nova atriz que é considerada sexy por alguma revista.
Ensaio sobre a cegueira conta a história de diversos cegos que do nada ficam cegos e tentam lidar com a sociedade e com os problemas da falta de visão e através disso também lidam com a maldade humana, pois até cegos a nossa maldade ainda é exposta e talvez, as vezes, com mais intensidade.


No livro você encontra o médico que cuida dos olhos, sua esposa, o primeiro cego e sua esposa, a rapariga e o velho e esses personagens são os que nos levam a esse mundo moldado por uma luz sem fim, pois essa cegueira é contagiosa e não é negra como a cegueira comum.
Esses personagens passam por diversos conflitos em um manicômio na qual todos são mandados devido ao contagio que esta se expandindo e esta atingindo a qualquer pessoa e esse grupo tem apenas uma pessoa que enxerga que não pegou essa "doença".
Esse personagem sofre com todos eles, mas sofre ainda mais por desejar tanto poder sentir essa cegueira para não ver todas as atrocidades que nós humanos somos capazes de fazer com nós mesmos e nosso próximo.
A partir dessa história foi lançado também o filme por sua intensidade emocional e por ser uma obra-prima da literatura.
Os atores são capazes de se envolver com toda a obra e transformar esse filme com a mesma qualidade da literatura, o drama, os desafios. Tudo no filme é extremamente parecido com a obra e nos faz sentir a dedicação do diretor Fernando Meirelles para nos aproximar do contexto magnifico do escritor.
Sendo até mesmo fiel ao estupro coletivo que consta no livro, sem perder os detalhes da loucura dos cegos e a dedicação dos mesmos para sobreviver.
Muitas cenas são perturbadoras e outras são lindas com a pureza daqueles que não sabiam antes olhar verdadeiramente.
 
Trailer link: 





0 comentários:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.

Search This Blog