quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

A metamorfose kafkaniana

Franz Kafka o escritor da Áustria-Hungria (atual Republica Checa) de origem judaica que escrevia em linguá alemã e criou o romance A Metamorfose que narra a história de um jovem que acordou num belo dia metamorfoseado e se transformou em algum tipo de inseto. 
A história foca em Gregor Samsa e sua família com os conflitos de sua transformação repentina como consta na narração "Quando Gregor Samsa despertou, certa manhã, de um sonho agitado viu que se transformara, durante o sono, numa espécie monstruosa de inseto."




Se não bastasse esse drama, ele ainda precisa enfrentar seu chefe e a perda de seu emprego, prejudicando toda calma e paz financeira de sua família. A história é curta e intensa pois o drama da família Samsa em cada pagina é retratada e as também as tentativas frustradas de Gregor para viver pelo menos com sua família.
Gregor com sua bondade sonhava em mandar sua irmã para o conservatório e ajudar sua familia e com essa metamorfose tudo que ele pode foi ficar no quarto a cada dia mais sujo da sujeira que ele mesmo fazia por não conseguir se movimentar com seu novo corpo.
A convivência se torna insuportável e as obrigações também a ponto de sua família toda precisar voltar a trabalhar, nesse trecho do livro é possível perceber o desapego que a família esta precisando fazer pela frase de seu: “Ele tem que ir embora! É o único jeito, pai. O senhor precisa se desfazer da ideia de que aquilo é Gregor. [...] Se fosse, há muito tempo teria percebido que seres humanos não podem viver com um bicho como aquele. E teria partido por conta própria.”
O livro é curto e reflexivo pois mostra a nossa fragilidade ao não ser aceitos em sociedade e o impacto que causamos com nossas diferenças e principalmente a fragilidade de viver na selva de pedra dominada pelo capital.

0 comentários:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.

Search This Blog