sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Pina Bausch

Em algumas entrevistas anteriores foi citado a dançarina Pina Bausch, devido a isso decidi fazer uma matéria para contar um pouco sobre a vida e seu método de ensino.


Pina Bausch

A dançarina alemã Philippine Bausch foi conhecida principalmente por utilizar as histórias de seus dançarinos durante as suas performances, porém Pina Bausch como é conhecida é também pedagoga de dança e da balé alemão.
Nasceu em Solingen, na qual tinha um hotel-restaurante com a sua família , aos 15 anos começou a estudar dança Folkwang School em Essen, com o diretor e coreografo Kurt Jooss na qual gostava de ensinar a dança expressionista. 
Depois da formatura, em 1959, Pina deixou a Alemanha com uma bolsa de estudos na Julliard School, em Nova York e em 1960 atuou na Itália em um dos trabalhos dos seu professor Paul Taylor.
No ano de 1972, ela iniciou seu trabalho como diretor artística do Ballet da Ópera de Weppertal, na qual a empresa tem um repertório de peças originas e conceituadas e que faz passeios em todo o Mundo.
Suas peças sempre buscaram a interação homem-mulher, com diálogos curtos e retratava também a natureza surreal, suas obras mais conhecidas são Sagração da Primavera (1975) e o melancólico Café Muller.






Em 1983, Pina desempenhou o papel de La Principessa Lherimia de Frederico Fellini, um dos mais conceituados cinegrafistas italianos e em 1984 o  Tanztheater Wuppertal Pina Bausch fez sua estréia americana em Los Angeles,pelo seu desempenho do Olympic Arts Festival 
Em 2009 colaborou com o cineasta Win Winders em documentário 3D sobre Pina e o filme teve sua estréia no Festival de Cinema de Berlim.
Ganho diversas honrarias e foi membro honorário estrangeiro da Academy of Artsand Sciences.
Bausch morreu no dia 30 de Junho de 2009, em Wuppertal, na Alemanha, com 68 anos de idade devido ao cancêr no pulmão,pois ela era fumante.



Fonte: Wikipédia

0 comentários:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.

Search This Blog