terça-feira, 31 de dezembro de 2013

Ano novo para os sonhadores - Mini Post

0 comentários
Todo ano vem aqueles comentários na televisão de pessoas torcendo loucamente para ter sucesso,dinheiro (muito dinheiro de preferencia) e amor,carinho e as outros pedidos sentimentais, sendo que durante o ano inteiro não se dedicarão em nenhum momento para se esforçar pelas coisas que são verdadeiramente importantes,deixando ser levados pela rotina e por seu egoismo constante. 
Sempre acontece de a família desejar o "Feliz ano novo", mas a verdade é que muitas dessas famílias não estão juntas nos momentos importantes e quando estão procuram invadir a vida dos outros, sem cuidar e amar verdadeiramente, pois o amor não surge com um simples laço de sangue, o amor surgi com muito mais esforço, esforço esse que surge levemente quando eles falam "Feliz ano novo",pois isso é o máximo de sentimentos que eles procuram permitir.
Aos que tem uma família unida, aproveite cada momento, cuide da união que vocês tem,pois isso é raro.
Aos sonhadores desejo toda sorte e esforço nos anos que viram, pois a vida só é digna para os que tem pé no chão e procuram alternativas para mudar sua realidade e que seus sonhos sejam rodeados de arte,pois a arte eleva os sonhos.
Sonhe com sua alma e a deixe ser livre para chegar no lugar que você verdadeiramente deseja.
Apesar de tudo que posso desejar aqui para os que me acompanham, a verdade é que espero que seus esforços sejam verdadeiros, estarei a procura de melhorar o conteúdo desse blog sempre e espero que me acompanhem,pois a evolução é constante para os que sonham.

sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Planeta selvagem

0 comentários
Baseada no romance de Steafan Wul,escritor francês e dirigido pelo diretor também francês René Lalox e com a produção de Roland Topor e através dessa parceria o filme ganhou o premio de Cannes de 1973 pela abordagem e a animação fantasística dessa equipe.
A história tem os humanos , conhecidos como Oms pelos alienígenas humanoides conhecidos como Traags que adotam e "domesticam" os Oms, os tornando seus animais de estimação. 
Um grupo de crianças aliens brinca com uma mulher e seu bebe e como os Traags são maiores , eles perdem  a noção da sua força e acabam matando a mãe do bebe e deixando o bebe sozinha nesse planeta selvagem. Porém as coisas mudam quando o Tiva, (Traag) adota essa criança e da o nome de Terr ( jogo de palavra com a francesa terre, que significa terra).
O vinculo entre os dois é forte no inicio e Terr não perde a oportunidade de conhecer tudo sobre os Traag, sua maneira de sobreviver, seus conhecimentos e descobrir maneiras de fugir do domínio desse alienígenas.  A criança humana absorve maioria dos conhecimentos a ponto de roubar o aparelho que Tiva usa para estudar e com esse aparelho Terr foge e se junta aos outros humanos selvagens.

quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

A vida de Adele

0 comentários
Poesia,descoberta e drama são os ingredientes dessa produção do diretor francês Abdelatiff Kechiche. O diretor busca extrair o máximo de paixão e beleza que existe no HQ La vie d'Adele e transforma esse filme num misto de todos os sentimentos que rodeiam a adolescência e os desejos sexuais.
A história tem em foco a vida de Adele e seus amores, retratando as escolhas que ela tem para amar alguém, também retrata o drama da nossa sociedade que finge ser liberal. Os desejos de Adele são expostos durante o filme,pois no inicio mostra sua tentativa de relacionamento hétero com um colega de escola e que foi frustrante para ela e também sua descoberta ao gostar de garotas ao beijar sua amiga da escola.

quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

A metamorfose kafkaniana

0 comentários
Franz Kafka o escritor da Áustria-Hungria (atual Republica Checa) de origem judaica que escrevia em linguá alemã e criou o romance A Metamorfose que narra a história de um jovem que acordou num belo dia metamorfoseado e se transformou em algum tipo de inseto. 
A história foca em Gregor Samsa e sua família com os conflitos de sua transformação repentina como consta na narração "Quando Gregor Samsa despertou, certa manhã, de um sonho agitado viu que se transformara, durante o sono, numa espécie monstruosa de inseto."




Se não bastasse esse drama, ele ainda precisa enfrentar seu chefe e a perda de seu emprego, prejudicando toda calma e paz financeira de sua família. A história é curta e intensa pois o drama da família Samsa em cada pagina é retratada e as também as tentativas frustradas de Gregor para viver pelo menos com sua família.
Gregor com sua bondade sonhava em mandar sua irmã para o conservatório e ajudar sua familia e com essa metamorfose tudo que ele pode foi ficar no quarto a cada dia mais sujo da sujeira que ele mesmo fazia por não conseguir se movimentar com seu novo corpo.
A convivência se torna insuportável e as obrigações também a ponto de sua família toda precisar voltar a trabalhar, nesse trecho do livro é possível perceber o desapego que a família esta precisando fazer pela frase de seu: “Ele tem que ir embora! É o único jeito, pai. O senhor precisa se desfazer da ideia de que aquilo é Gregor. [...] Se fosse, há muito tempo teria percebido que seres humanos não podem viver com um bicho como aquele. E teria partido por conta própria.”
O livro é curto e reflexivo pois mostra a nossa fragilidade ao não ser aceitos em sociedade e o impacto que causamos com nossas diferenças e principalmente a fragilidade de viver na selva de pedra dominada pelo capital.

quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Amores de Juan Antonio

0 comentários
Woody Allen com sua visão provocante e reflexiva retrata a vida de Juan Antonio (Javier Bardem) em Vicky Cristina Barcelona que foi divorciado da explosiva e encantadora Maria Elena (Penelope Cruz). O filme foca em Vicky (Rebecca Hall) e Cristina (Scarlett Johansson) que são amigas e passam as férias em Barcelona e encaram a vida e o amor de maneiras completamente diferentes. Vicky é centrada e racional e que busca apenas um amor verdadeiro em que ela possa se acomodar e ser feliz com essa pessoa, enquanto Cristina vive por seus instintos e descobertas no amor e no sexo e não se preocupando com as consequências.
Ambas são convidadas pelo casal Judy e Mark, antigos amigos de Vicky para passar as férias em Barcelona e na cidade elas conhecem o encantador e sincero Juan Antonio que no primeiro momento que as conhece já as convida para a cama, para que os três possam dormir juntos. Vicky nega constantemente por ele ser desconhecido e que ela estava noiva e não poderia se relacionar com alguém como e Cristina aceita rapidamente o convite. 
Ao aceitar a noite de prazer com Juan Antonio, Vicky é obrigada a ir com Cristina para tentar colocar algum juízo em sua amiga, enquanto Juan mostra sua visão da arte,da vida e do amor em uma cidade próxima a Barcelona.
A história tem muito amor,traição e desejo, e segue um rumo mais intenso quando retorna Maria Elena, ex-mulher de Juan que tentou um suicídio e vai morar com Juan e Cristina que estão morando juntos desde o encontro. Juan Antonio seduz essas três mulheres com sua sinceridade e mostra uma visão peculiar do amor, pois apesar de amar Maria Elena , ele tem a consciência de que ambos nunca vão ser felizes juntos, pois são inquietos e brigam muito. 

sábado, 14 de dezembro de 2013

Entrevista Lamyr Infekt

1 comentários
André Neri ,23 anos, modelo e criador do projeto fotográfico The Secret Desire que surgiu em 2011 e utiliza referencias do gothic, punk,deathrocker, cyber e entre outras referências e movimentos da arte e disponibilizou o tempo para uma entrevista sobre seu projeto e sobre o mercado da moda em Pernambuco que a cada dia cresce.
Lamyr Infekt (nome artístico) contou também sobre seu interesses e suas metas com o projeto performático.

Lamyr Infekt,idealizador do projeto Foto: Laryssa Moura

Desde quando surgiu seu interesse pela moda?
L: Desde quando eu comecei a me diferenciar dos demais de onde eu cresci. O mundo alternativo underground expandi-o em minha mente nesse sentido foi ai que eu comecei a procurar saber como foi o início desses movimentos.

O que mais o atraiu no cenário Underground?
L: A filosofia e entender psicologicamente porque esses movimentos surgiram.

Quais movimentos você mais se identifica?
L: O movimento New Age ou Nova Era.

sábado, 7 de dezembro de 2013

Aos Leitores - Mini Post

0 comentários
Alguns provavelmente já sabem que estou cursando a faculdade e nesse ultimo semestre não pude produzir textos como gostaria.Estive fazendo provas e apesar de ter muito material para postar e não tive tempo para fazer.
Porém pretendo trazer novas matérias e quero pedir para os que gostaram das matérias possam continuar visitando o blog, pois novas matérias estão surgindo com eventos culturais e atividades relacionadas.

Aguardo vocês nessas férias. 


terça-feira, 19 de novembro de 2013

Ensaio dos cegos

0 comentários
José Saramago nos surpreende em seu livro Ensaio sobre a cegueira na qual ele nos leva uma questão e reflexão, até que ponto estamos de fato olhando alguma coisa ? até que ponto estamos dedicados a olhar através das pessoas e ver o que elas, independente da sua classe social ou sua crença e sua aparência.
Esse livro nos tira de nosso comodismo e nos faz entrar na cegueira branca dos cegos desse livro, pois todos podem pegar essa cegueira e assim de um jeito ou outro precisam lidar com os dramas dessa infelicidade - será mesmo infelicidade?
Imagine você nesse exato momento sem a visão, imagine que provavelmente estaria exposto a mais perigos e exposto principalmente a sentir todo o ambiente para assim conseguir andar.
E se nessa cegueira você ouvisse alguém lhe falando que você o esta atrapalhando e essa pessoa te empurra e te esnoba pela sua deficiência, porém nessa confusão toda você ouve a voz de alguma pessoa conhecida, até mesmo a pessoa que você ama e a partir disso se sente protegida. ou melhor ainda, pense que você encontra o amor da sua vida nessa cegueira e que não importa sua beleza, apenas o amor que pulsa em seu coração que importa nessa relação sem os padrões sociais de beleza, sem qualquer padrão da sociedade imposto.
São reflexões para os dias de hoje, tão moldados e tão predeterminados a cada mudança da moda ou da nova atriz que é considerada sexy por alguma revista.
Ensaio sobre a cegueira conta a história de diversos cegos que do nada ficam cegos e tentam lidar com a sociedade e com os problemas da falta de visão e através disso também lidam com a maldade humana, pois até cegos a nossa maldade ainda é exposta e talvez, as vezes, com mais intensidade.

quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Lolita (Filme)

0 comentários
Em um dos posts anteriores citei a história de  Lolita, critica sobre o livro e recentemente vi o filme na qual o incrível diretor de Laranja Mecânica , Stanley Kubrick recria esse drama tão conceituado com sua visão perspicaz.
O filme tem a narração de Humbert como no livro e que é um artificio que nos aproxima a visão do livro e a manipulação do mesmo para se encaixar nos problemas de Lolita com sua mãe, diga-se de passagem todos os personagens se encaixaram muito com a minha visão do livro e esse sem duvida é um daqueles filmes raros que nos faz nos apaixonar ainda mais pela história reflexiva.  
A fotografia é impecável para a época e a transição do tempo é outra coisa que admirei muito, pois começa no final da história e depois retorna para o passado, explicando o porque de determinados atos. Kubrick consegue absorver ao máximo da literatura desse livro impecável e consegue deixar eterno nas telas.
Sue Lyon que atua como Lolita, consegue ser quase que a cópia perfeita da menina inquieta do livro, o estilo levemente selvagem e curiosa nos transportam novamente para essa obra tão incrível e James Mason atua com a mesma loucura consciente de Humbert, o estilo louco e atraente para todos as senhoras que trocam alguma conversa com ele durante o filme.
Detalhes a parte, sem duvida esse filme me trouxe novamente a paixão e a reflexão temporal de nossos tempos.    
Aos fãs dessa história tão marcante, sinceramente recomendo que assistam e aos que já assistiram repitam a dose dessa obra apaixonante.

Trailer link : 

quarta-feira, 13 de novembro de 2013

O tempo irreversível

0 comentários

Um corredor, uma mulher, um homem e assim o drama se desenrola nesse drama atual pois de tudo que vi no filme, a certeza é apenas uma: Somos frágeis, inconstantes, impulsivos e acima de tudo egoístas pois apenas pegamos aquilo que nos agrada e ficamos com ela até o momento que começamos a enjoar ou até que isso se desgaste em nossas mãos.Alguns nos usam por um tempo duradouro,outros por apenas um momento e que as vezes se torna eterno em nossa mente.
Alex uma mulher linda esta namorando Marcus, ambos aparentemente tem um relacionamento feliz, se não fosse pelo fato de dele ser impulsivo e não prestar atenção nela e para ajudar esse contexto triste, Pierre é o melhor de Marcus e ser ex-namorado dela.
O filme é narrado de trás pra frente, então é preciso ficar atento a isso a todo tempo, pois as vezes da pra se perder na linha do tempo criada.
Extremamente polemico e conceitual é a visão do diretor do filme Gaspar Noé com câmeras loucas e cenas intrigantes e com a cena que faz muitas pessoas parar de assistir, devido a um estupro sem interrupção em uma das cenas do filme.
Muito drama e reflexão te aguarda nesse filme e a unica certeza é que o tempo é constante e que precisamos nos avaliar sempre para saber verdadeiramente quais são os sinais para que possamos parar com certas atitudes e sentir os sentimentos de outras pessoas, ser mais sensíveis de fato.

Trailer link : 

sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Aos amores

0 comentários
Essas músicas,esses sons, me lembram  alguns toques, sutis e sensíveis que senti em minha vida.
Nostalgia de vozes diferentes, de amores do passado, de amores do futuro, um constante fluxo de pessoas que apenas tinham o destino de passar em minha vida e deixar suas marcas incertas em partes do meu coração.
Antes era ingratidão pelas despedidas que eles causaram e ingratidão pela minha despedida final, afinal somos presos ao conceito de que tudo é nosso e essa possessão aumenta com a paixão. Ah a paixão, tão rápida e tão intensa, que apenas fica como lembrança de momentos,pois nem todas as pessoas são aquilo que nossos olhos se encantam e assim começamos a descobrir seus erros, suas magoas, sua destruição em nosso Mundo desprotegido.
Esse som me faz lembrar de você, como mais uma memória, mais um aprendizado, mais um passado doloroso ou feliz,uma simples melodia e todas as sensações retornam, algumas intensas, outras tão depressivas, mas todas essas sensações pertencem aos amores, aos que conheceram pedaços de mim e que não foram capazes de suportar minhas loucuras, meus devaneios e aqueles que eu não consegui suportar, mas são todos amores.
Amores de verão, que duraram nas férias enquanto toda a paz era permitida e que quando precisávamos voltar a realidade, ela era dura demais para suportar, e assim soltavam minha mão.
Mas apesar de tudo, a gratidão de não sentir mais sua mão, de não te ver de perto, a verdade é que você me fez o que sou hoje, onde quer que esteja, todos vocês, vocês apenas me salvaram de vocês mesmos, pois a verdade é que nossos destinos iriam se desconectar em algum momento e agora você deve estar com seu filho, sua namorada, sua esposa, ou em qualquer lugar, mas a certeza é que seus pedaços são boas lembranças, pois me tornaram o que sou...
Apesar de ainda não estar totalmente construindo quem eu sou, a certeza é que você melhorou e me jogou na escuridão e assim, apenas assim desse jeito, fui capaz de ver a minha própria luz.
Então, obrigada por não me amar.

domingo, 3 de novembro de 2013

O menino de Milão

0 comentários

O filme tem em foco o personagem Tótó um órfão que foi adotado por Lolotta que o encontrou em um repolho quando bebe e o ajudou e ensinou o seu modo de ver o Mundo,a matemática e como tratar as pessoas.
Tótó aprendi rápido os costumes de sua mãe adotiva,porém sua vida muda quando ela morre e ele precisa aprender a lidar com o Mundo e equilibrar seus costumes e o modo como as pessoas encaram sua educação em uma sociedade sem respeito algum.
Em sua infância ele aprendeu a viver no orfanato e aos 18 anos saiu desse ambiente para viver com os adultos, entretanto sua bondade é estranha para as outras pessoas e esse se torna o seu desafio: mostrar a todos a sua bondade e os ajudar,pois é para isso que ele nasceu.
Após a morte de sua mãe adotiva ele vai morar com algumas pessoas em uma "vila" e assim os ajuda a criar suas casas e os ensina a tabuada e um modo mais divertido e delicado de ver a vida.
Com um drama inocente e sentimental o diretor Vittorio de Sica consegue nos transportar para uma história neo-realista fábula e conta como foi a vida dessas pessoas no período Pós-guerra em Milão na Itália.

Confira o trailer:



sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Zombie Walk Sorocaba

0 comentários

Sem nada para fazer esse sábado de feriado?
Então venha para Sorocaba curtir o Zombie Walk, evento destinados a todos os fãs da cultura do terror e as suas lendas.
Como o próprio nome diz, será uma caminhada na cidade,com o ponto de partida sendo a praça Frei Baraúna até a praça do Campolim com inicio as 14 horas.
O evento foi criado pelos americanos devido a sua cultura do Hallowen buscando procurar a diversão nesse dia que poderia ser triste, mas com essa proposta muitas pessoas começaram a ver o dia de finados como um dia de diversão e novos meios de usar a imaginação para alguns temas da ficção.
Em Sorocaba o evento foi idealizado por Raul Zorob (Razor) que é parceiro do blog Cidadão Abstrato e através dessa parceria também foi possível a divulgação do evento em um 
programa da Ana Koury em Revista, que passa na internet ao vivo toda quinta-feira no Youtube.
No link abaixo segue o link do programa e a divulgação do evento:
http://www.youtube.com/watch?v=1NxQYskTP6g&feature=share&list=UUwLUCmRknaFLAfPMgYpwArA

Participe do evento, você e sua família e conheça mais sobre essse cultura assustadora.
https://www.facebook.com/events/379726918790697/?fref=ts

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

O vermelho latino

0 comentários
Volver um filme com toda a paixão ardente latina e seus dramas tão pessoais, essa é a base principal desse filme que conta a história de algumas mulheres de uma vila que perderam seus maridos e familiares e buscam ser fortes, apesar de todo o caos de suas vidas tristes.
O vermelho está presente em cada cena, dando diversas possíveis contextos dessa cor tão marcante,pois o vermelho para os espanhóis é uma cor que os da orgulho pois os recorda a cor da bandeira do país que recorda a superação desse povo nas lutas do passado e os motiva para as lutas do presente.
Nesse longa é retratado a visão da mulher espanhola e suas revelações enquanto mãe e filha nessa cidade onde as mortes são frequentes. A visão feminista é o foco da história, pois todo o drama acontece com as revelações e dores dessas mulheres.
A personagem principal Raimunda (Penélope Cruz) tem uma vida corrida,pois trabalha em um aeroporto em diversas setores para ajudar sua família e seu marido desempregado, durante o filme essa determinação de Raimunda é nítida para ser forte pela família pois a cada cena ela necessita ser forte por todos ou por alguém que a rodeia.
Sua filha Paula é o que a motiva para ser forte,pois ainda ela é adolescente e passa por conflitos assombrosos para alguém nessa fase da vida.
O titulo do filme já da uma boa introdução psicológica do que vai acontecer, pois conta a vida das três gerações da família de Raimunda e as ligações intensas entre as mesmas.
Esse é o 16º longa de Pedro Almodóvar  com a temática feminista e os dramas que as rodeiam.

Confira o trailer: 




sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Sua cultura e seu modo único de falar

0 comentários








Nosso modo de falar pode ser considerado nossa cultura?
A verdade é que pode, e essa é a proposta da exposição itinerante do Museu da Língua Portuguesa "Estação da Língua". 
A exposição esta passando em cidades escolhidas transmitindo essa mensagem de que o seu "jeitinho" único de falar é sua cultura,pois os falares a cada dia mudam e novas gírias para novas tribos estão surgindo diariamente,pois a língua não tem fronteiras.
Nessa exposição a história da língua portuguesa é narrada pelos mediadores, cada um com sua visão do projeto e todos com a unica certeza de que a nossa língua não tem limites e que precisamos apreciar o modo como cada pessoa fala,pois essa é a sua cultura e sua história,pois em cada cidade do estado de São Paulo é possível perceber a diferença dos falares.
Na cidade de Sorocaba a exposição começou dia 15 de Outubro e estará na cidade até o dia 10 de Novembro desse ano, procure se informar se em sua cidade a exposição vai acontecer, pois vale a pena descobrir o quanto a nossa diferença pode ser valorizada.

Arte pela rua

0 comentários
Apesar de a grande mídia não dar ênfase aos projetos independentes da cidade, Sorocaba é uma cidade que está em constante evolução cultural, pois os novos jovens estão a procura de expandir sua arte e não ficar presos a visão do mercado artístico.
Muitos coletivos estão surgindo em nossa cidade e na região com o foco na cultura sem o marketing,apenas com a ideia de pura arte.
A maioria das pessoas conhece a cultura que a mídia propõe ,enquanto outras estão interessadas interessadas em se envolver com a arte cotidiana e ouvir os pensamentos dos outros e com isso também vem os Saraus,onde o pessoal pode fazer performances, contar suas poesias e sentir a arte alheia. 
Sem padrão da visão do certo ou errado em um Sarau você pode ser quem você quiser, fazer a arte que vem de você,pois no mesmo ambiente se encontra pessoas que amam a religião enquanto outras não. Porém nesses ambientes o importante é que a sua arte comece a fluir, não importa como ou porque, ela apenas precisa fluir.
Depois de participar desses eventos, percebi o quanto somos limitados artisticamente, pois normalmente para viver da arte é preciso ser um grande ator de filmes ou um grande musico em que a mídia divulga, porém a verdade é que se a arte está dentro de você,então depende de você lutar pela sua arte, sem os moldes da sociedade, pois quem aceita sua arte muda tudo.


quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Águas de Elena

0 comentários


Elena, a dançarina da lua, a apaixonada pela arte e atuação, poderia definir ela apenas nessas palavras, mas não mostraria a profundidade de Elena, pois Elena pode ser cada um de nós, em nossos sonhos de criança, buscando ser o artista de cinema de Hollywod.
Quem nunca teve esse sonho tão intenso de ser um ator de cinema e viver desse glamour? Alguns tem esse sonho enquanto crianças,outros tem essa paixão quando são adolescentes ou adultos, mas a verdade é que todos um dia buscam esse estrelato, mesmo que busque apenas em seus sonhos....
Elena, irmã de Petra Costa, a diretora e roteirista do filme nos mostrou  a paixão de Elena, que desde os 4 anos teve essa paixão pela atuação a levou a muitos lugares e a muitas dores, essa paixão a levou para a luta intensa desse sonho.
Uma paixão tão profunda que a fez conhecer o melhor e o pior desse sonho, uma paixão que a levou a sentir intensamente a arte na lua, como os outros pintores e desenhistas do passado.
Minhas palavras talvez não possam verdadeiramente te mostrar quem ela é, pois só quem a conhece sabe como descrever e ainda que possa conhecer, ainda falta palavras para dizer.
Sua arte é sua água e sua água inundou a sua família, transbordou para todos e Petra ,a irmã de Elena foi seduzida por essa arte e neste documentário ela mostra o quanto foi levada a esse amor pela arte.Sua água inundou seus amigos, inundou sua mãe e todos começaram a ter um vislumbre de que esse sonho de Hollywod é possível.
Perdoe minha citação constante desse nome, mas a verdade é que depois que assiste esse documentário, esse nome soa com mais sensibilidade e amor.

Procure em sua cidade assistir esse incrível documentário, pois é difícil descrever Elena, alguns atores tentaram fazer essa descrição e até mesmo para eles as palavras somem em meio aos devaneios sobre Elena.


Crepúsculo das artes

0 comentários
As antigas glórias do artista são retratadas com uma insanidade e sensibilidade incríveis em Crepúsculo dos Deuses do diretor Billy Wilder produzido no ano de 1950 nos Estados Unidos.
A história conta a vida de Joe Gillis , um roteirista fracassado com muitas dividas e que esta criando qualquer história para sair desses problemas e durante esse caminho de problemas ele conhece a antiga atriz do cinema mudo Norma Desmond que está tentando a todo custo voltar ao estrelato e sentir o glamour de Hollywod novamente.
Durante o filme os sentimentos principais são de Joe,pois ele é o narrador irônico da história e é levado a conhecer Norma em uma das perseguições da policia devido as suas dividas e como em todos os filmes, as coisas absurdas acontecem e nesse momento absurdo ele conhece Norma em sua casa e descobre sua loucura pelo cinema e as suas glórias e sua riqueza que não a tornam feliz atualmente.
A verdadeira riqueza do titulo é que os deuses são os artistas e que em um momento este artista provavelmente vai precisar voltar para a realidade, para que outro possa surgir em seu lugar com a idéias atuais.


Os dramas são muito reais , pois pretendo viver da arte e sinto o quanto é difícil ter o equilíbrio do passado e do presente para as pessoas que já tiveram seus momentos de glória, esse filme foi muito reflexivo pois é muito tocante o tema principal e sentir que apesar do tempo ser antigo ele ainda aborda um tema tão atual das glórias dos artistas desgarrados, presos a luxuria e glamour do ambiente glorioso. É necessário prestar atenção em cada detalhe do filme e em cada fala, pois em cada momento ela fala as verdades de nosso cotidiano e o modo com a nossa sociedade atualmente usa o sistema de descartar pessoas em vez de reciclar e moldar para o melhor delas.

Confira o trailer: 

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Resenha - Swing Kids

0 comentários


Filme produzido em 1993 , dirigido por Thomas Carter e com os atores Cristian Bale, Robert Sean Leonard e Frank Whaley.
A história do filme tem o foco nos estudantes Peter Müller e Thomas Berger com seu grupo de amigos que querem ser dançarinos, porém na Segunda Guerra Mundial o swing na qual eles dançavam não era permitido.
Hitler não permitia nenhum tipo de música ou dança ousada e o swing que tem referências do jazz e é um estilo musical banido na época nos EUA e Alemanha ,foi usada pelos jovens da época para lutar contra o nazismo. Entretanto no período da guerra muitos jovens eram selecionados para ser soldados nazistas e estes dois amigos: Peter e Thomas foram forçados para o trabalho nazista.
Porém em seu grupo de amigos do swing : Arvid (que tem pé torto) e Otto e ambos não foram selecionados pois não tinham a linhagem e nem o físico ideal para participar da raça seleta.
Durante o filme nos é mostrado o quanto o nazismo influenciou a mente dos jovens , os forçando a acreditar que eles realmente eram a raça superior e que todas as outras pessoas contra o movimento nazista deveriam ser presas e morrer pela por não escolhe a ideologia do partido na época.
O filme não é tão conceitual, porém tem um tema diferente pois retrata a visão dos jovens da Alemanha Nazista e as dificuldades da amizade nesse período caótico.

Confira o trailer: 





sábado, 21 de setembro de 2013

Crônica: Devaneios de uma estudante

1 comentários
Alguns alunos estão assistindo algum seriado,outros estão focados nos possíveis casos das guerras internacionais, alguns estão focados em seu sonho, lendo ou estudando, acreditando constantemente que isso o fara melhor e assim o ajudara a chegar a um lugar melhor.
Tantos medos me rodeiam e cada dia descubro novas loucuras e percebo o quão inconstante sou, tento lidar com a minha caligrafia e minha narração tão curta em textos que sinto que precisam ter mais conteúdo e enquanto isso o Mundo continua seguindo suas mudanças e estou aqui deitada com os olhos fechados ouvindo a minha respiração e tentando encontrar alguma coisa que me motive a levantar e ir para a faculdade me encontrar que pessoas que são pseudo-pessoas.
São todos tão arrumados e quando abrem a boca normalmente vem com os conceitos básicos existências : comer, comer e estar atraídos pelo sexo oposto ou pelo seu próprio sexo, mas é sempre a mesma conversa, sem nunca expandir um debate importante sem que alguém se sinta muito ou pouco insultado pelas opiniões alheias.
Todas as manhãs alguns professores são capazes de ser grandes educadores, enquanto outros tornam as aulas entediantes. Alguns matérias tem um nome atraente e normalmente eu imagino o quanto a aula deve ser interessante, porém desde que entrei na universidade as as aulas que estão me dando animo para estudar são as que eu não imaginei que seriam tão interessantes, pois o educador tem paixão de ensinar,enquanto outros estão ali apenas para receber a quantia tão desejada no final do mês.
Apesar de tudo, eu ainda estou lá todas as manhãs,esperando que assim eu consiga mudar meu futuro, tentar ir além e conseguir sentir meu sonho mais próximo.
O despertador toca com alguma música que eu nem lembrava que tinha escolhido para tocar, e assim inicia meu dia com o toque do violão na música do despertador, enquanto ouço a voz da minha mãe me chamando para levantar.
Ouço também alguns pássaros começando a cantar, e assim consigo tomar energias interiores para o novo dia com a aula que nesse momento não consigo lembrar.Sento na mesa, como alguma fruta e tenho uma conversa cotidiana com meu pai e minha mãe, e me preparo para as alegrias e tristezas desse dia.
Depois do café, eu corro para pegar o ônibus e tentar encontrar algum lugar para que eu possa me sentar e ouvir alguma música e tentar tirar um cochilo, mas como a maioria dos dias o ônibus está lotado e tem muitos estudantes e trabalhadores, cada um com seu olhar distante provavelmente pensando em seus sonhos, sua família e seus amores.
Olho para cada rosto, rostos tão lindos e tão belos, seus rostos mostram tudo, mesmo quando eles não estão dispostos a mostrar, ainda é possível encontrar nas marcas de seus sorrisos no olhar, ou ver o momento incessante da sua mão de ansiedade para chegar logo ao terminal e todos são tão previsíveis.

quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Resenha - 20h Century Boys

0 comentários

Com muita conspiração e flashbacks dos jovens principais da história,20h century segue uma história complexa e instigante na qual algumas crianças criaram um sistema para no futuro destruir o Mundo, porém para eles isso não passou de uma brincadeira.
Para a maioria deles foi brincadeira,porém ao crescer um dos seus amigos decide se tornar o "Amigo" e seguir o roteiro para salvar o Mundo, sendo que ele também quer destruir o Mundo para assim o salvar. 
Na infância eles também criaram um simbolo da amizade e apenas entre eles esse simbolo seria reconhecido e assim o "Amigo" o ultilizou para a sua ceita para se identificar com os seus seguidores.
Durante a transição de 1999-2000 eles passam pelo Ano Novo Sangrento, na qual o "Amigo" usa as idéias deles, sendo que o ultimo plano para dominar o Mundo é usar um robô gigante e espalhar vírus por toda cidade.
Dramas reflexivos e com muita conspiração, o mangá tem tudo para ser um grande ícone de história e criação do mangaká  Naoki Urasawa que ganhou diversos prêmios devido ao conteúdo e traço dessa história e também ganhou uma trilogia em live-action.
Não perca a oportunidade de ler esse incrível mangá e pirar um pouco mais nas possíveis conspirações que nos rodeiam diariamente. 

domingo, 15 de setembro de 2013

Salad Fingers - Dedos de Salada

0 comentários


O desenho conta a história do Salad Fingers, um quase humano com tres dedos, que remete aos dedos de salada e que tem distúrbios mentais e que vive aparentemente em nosso Mundo, escondido em algum lugar com as suas próprias loucuras e amigos reais e imaginários.
Esse desenho é muito estudado por seus fãs, pois tem uma carga psicologia enorme ao retratar um personagem com suas loucuras,sendo que uma delas é ele ter prazer em tocar em ferros enferrujados e ter fantoches como amigos.
A música e o desenho são conturbadores dando diversas sensações a pessoa que está assistindo, o criador desse desenho é o britânico David Firth que ganhou o premio de Top 10 dos fenômenos culturais da internet. 

Assista o primeiro episódio e conheça as loucuras desse personagem tão intrigante: 


sábado, 14 de setembro de 2013

Resenha - O Reino e o Poder

0 comentários
Gay Talese é o jornalista renomado que escreveu uma matéria sobre Frank Sinatra  sem o conhecer na revista Esquire e que veio a ser um dos pioneiros do New Jornalism - o jornalismo que une a narração literária em suas matérias.
Gay Talese 

Além dessa matéria sobre o Frank Sinatra, Gay Talese escreveu diversos livros renomados, como Vida de Escritor, A fama e o Anonimato e O reino e o poder.
O reino e o poder é o livro que narra o inicio do The New York Times, os desafios internos e externos do jornal ao lidar com a politica, os artistas e a sua politica interna, pois nem todos os jornalistas da redação aceitavam o sistema que o Editor-chefe optava para o jornal.
O livro tem diversas pesquisas e acesso as cartas das pessoas que trabalharam no jornal, pois Gay Talese teve acesso em todos os documentos que contam a intimidade e a visão peculiar de cada jornalista, e enquanto isso no livro, Gay une tudo em uma ótima narrativa seguindo a história pessoal dos mesmos.
Como o próprio titulo , a história também mostra o interesse dos politicos em um jornal tão grande como o The New York Times e a forma neutra que os lideres do jornal tentavam ensinar aos jornalistas.



sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Resenha - Hiroshima Mon Amour

0 comentários
É o filme que consolidou a carreira de Alain Resnais com sua narrativa ao retratar a luta do personagem para lidar com o seu passado. 

O filme tem o foco na personagem conhecida como Elle (Emanuelle Riva) que narra a história e seu novo amor Lui (Eiji Okada).
Durante a história eles tem um relacionamento que tenta lidar com o passado de ambos e aos poucos ligando a Hiroshima e o ataque na região. O inicio do filme mostra as imagens do Museu de Hiroshima e a paixão do casal que estão se conhecendo e vivendo intensamente esse amor e o impacto dos sentimentos das pessoas que visitam Hiroshima.
A narrativa do filme é impecável, pois une o passado e o presente dos personagens e as descobertas e a aceitação deles para sua própria vida.
O filme contem diversos flashbacks da personagem Elle e seu antigo amor anes de Lui, retrata a guerra e mostra o sofrimento e o julgamento das pessoas, pois Ela era apaixonada por um alemão.
Além da base história,a personagem principal é complexa e durante o filme é possível ir desvendando suas dores e suas alegrias, unindo com o drama da cidade na qual a história é narrada.

Confira o trailer: 

domingo, 8 de setembro de 2013

Sobre Orange Is The New Black

0 comentários

A série conta a história de Piper Chapman que se entrega a prisão federal por possuir uma mala cheia cheia de dinheiro de drogas de sua ex-amante Alex Vause. 
Devido a sua entrega, Piper vai ficar presa durante 15 meses, a série conta os conflitos internos das presidiarias e o motivo de elas estar na prisão. 
A série também aborda a vida e os conflitos da mudança transexual de uma das personagens e nos ensina a amar cada personagem,pois todos estão na prisão por motivos que apenas importam a elas. motivos que a ajudam ser mais fortes para continuar ali, aceitando sua punição.

Confira o trailer 

sábado, 7 de setembro de 2013

Resenha - Now is God

0 comentários
O filme narra a vida da adolescente Tessa (Dakota Fanning) que tem leucemia , depois ter tido o tratamento de quimioterapia ela soube que seu câncer é terminal e não vai ter muito tempo para viver. 
Devido a certeza de que ela não vai viver por muito tempo, Tessa com sua amiga Zoey (Kaya Scoledario) decide seguir uma lista do que fazer antes de morrer, essa lista tem todas as coisas que ela sente que é necessário fazer para morrer feliz, incluindo perder a virgindade.
Enquanto Tessa decide fazer essa lista, seus pais estão divorciados e estão tentando lidar com a decisão dela para morrer.
Seus pais tem uma visão diferente sobre a sua lista de desejos, enquanto seu pai a oprime e não quer que ela faça nada da lista, sua mãe releva e a incentiva no que for preciso, apesar de sempre da distância da mãe,pois ela não está conseguindo aceitar que a filha vai morrer.Enquanto isso seu irmão mais novo Cal é um garoto sincero, que apesar de entender o câncer da irmã é um pouco insensível e usa a sinceridade em todos os momentos, mesmo quando é necessário ser ofensivo para dizer o que pensa.
Durante o filme , Tessa conhece Adam (Jeremy Irvine) , seu vizinho que cuida da sua mãe doente,pois seu pai morreu e apesar da timidez ele se envolve com ela e a ajuda com algumas coisas da sua lista e assim Adam começa a se apaixonar por ela e sua visão unica do Mundo.
A história é linda, tem sentimentos verdadeiros e relata o tempo e nossa fragilidade e a necessidade de aprender o desapego para viver livres e viver feliz, pois no final somos todos sozinhos e estamos tentando evoluir.
 Vale a pena assistir e refletir sobre o quanto estamos tendo empatia uns pelos outros e se estamos realmente amando o próximo.




sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Critica - Lolita

0 comentários
Dolorez Haze , Dolly ou Lolita é o amor louco do professor britânico Humbert Humbert que foi morar com a sua mãe Charlotte Haze nos Estados Unidos.
O conflito principal da história é a loucura e a paixão do professor pela ninfeta Lolita que tem 12 anos no inicio do livro.
O livro narra a vida da menina ao se tornar mulher, mostra os efeitos do tempo e como somos frágeis em nossas paixões.Apesar da loucura do personagem Humbert é possível perceber que ele reconhece o seu problema e que ele se considera frágil ao amar tanto a sua ninfeta, em muitos trechos do livro é possivel ver a loucura do narrador e da sua ninfeta real e imaginária:

"Confrontando uma fotografia de um grupo de escolares ou escoteiras e solicitado a apontar a mais bonita entre elas, um homem normal não escolherá necessariamente uma ninfeta. É necessário ser um artista ou um louco, um indivíduo infinitamente melancólico, com uma bolha de veneno queimando-lhe as entranhas e uma chama super voluptuosa ardendo eternamente em sua flexível espinha (ah, quantas vezes a gente se encolhe de medo, se esconde!), a fim de discernir de imediato com base em sinais inefáveis – a curva ligeiramente felina de uma maçã do rosto, uma perna graciosa coberta de fina penugem, e outros indícios que o desespero, a vergonha e lágrimas de ternura me impedem de enumerar – , o pequeno e fatal demônios em meio às crianças normais."

A narração é do próprio Humbert, na qual conta sua vida antes e depois de Dolly , sua obsessão, suas paranoias e sua visão peculiar da vida e do tempo,pois o efeito do tempo sempre consegue afetar todos os amores.
O livro é escrito pelo russo Vladimir Nabokov que tem nove livros publicados e conseguiu sua fama internacional , pois seus livros tem uma narração descritiva e espontânea na qual é possível sentir o personagem perto de você, te contando com uma pura fidelidade ao sua realidade ficcional.


sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Sobre The XX

0 comentários

Ao ouvir The XX é possivel se sentir em outro lugar, viajando no espaço-tempo, encontrar novas sensações e se apaixonar ainda mais pelo estilo eletrônico britânico.
O trio britânico surgiu no ano de 2005 no sudoeste de Londres, Inglaterra.Os membros começaram a banda na Elliot School escola que teve outros alunos notáveis como os músicos do Hot Chip , a banda eletrônica criada no ano 2000 e Burial que toca música eletrônica no estilo dubstep.
A formação original do The XX era com os músicos Romy Madley Croft nos vocais e na guitarra,Oliver também nos vocais e no baixo,Jamie Smith com os beats e a produção e o último integrante Baria Qureshi nos teclados.
O grupo ficou no 6º lugar da revista britânica NME, a revista mais vendida do Reino Unido e eles se destacaram como um dos grupos mais promissores de 2006.
A banda teve a perda da tecladista Baria, que ficou cansada e perdeu vários shows.Porém a banda não terminou e e o trio tem dois cds  intitulados: The XX (2009) e Coexist (2012).

Confira o clip: 








Pina Bausch

0 comentários
Em algumas entrevistas anteriores foi citado a dançarina Pina Bausch, devido a isso decidi fazer uma matéria para contar um pouco sobre a vida e seu método de ensino.


Pina Bausch

A dançarina alemã Philippine Bausch foi conhecida principalmente por utilizar as histórias de seus dançarinos durante as suas performances, porém Pina Bausch como é conhecida é também pedagoga de dança e da balé alemão.
Nasceu em Solingen, na qual tinha um hotel-restaurante com a sua família , aos 15 anos começou a estudar dança Folkwang School em Essen, com o diretor e coreografo Kurt Jooss na qual gostava de ensinar a dança expressionista. 
Depois da formatura, em 1959, Pina deixou a Alemanha com uma bolsa de estudos na Julliard School, em Nova York e em 1960 atuou na Itália em um dos trabalhos dos seu professor Paul Taylor.
No ano de 1972, ela iniciou seu trabalho como diretor artística do Ballet da Ópera de Weppertal, na qual a empresa tem um repertório de peças originas e conceituadas e que faz passeios em todo o Mundo.
Suas peças sempre buscaram a interação homem-mulher, com diálogos curtos e retratava também a natureza surreal, suas obras mais conhecidas são Sagração da Primavera (1975) e o melancólico Café Muller.

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Crônica: Ensaios dela

0 comentários
Ouço sua voz, a suave voz que quer me acordar.
- Acorde... - Ela me chamou, beijando minha testa e tocando em meu corpo suavemente.
Sua mão é delicada, sem movimentos bruscos, apenas apreciando cada curva, cada respiração, senti seu corpo se aproximar do meu, respiração intensa, seu olhar intenso perto de mim.
Abri meus olhos lentamente e a vi seu cabelo curto e tinha um corte repicado, com uma franja que estava começando a crescer e assim ela sorriu pra mim.
- Ok Dani. Acordei....Agora por favor, me de um beijo, se não vou acordar triste 
Daniela, minha namorada veio se movimentando lentamente da cama para me beijar, com seu doce sorriso ela me beijou e assim eu pude me sentir feliz novamente. Ela esta comigo, apesar das dificuldades da nossa sociedade, toda a critica corrosiva do protótipo de amor, ela esta comigo.

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Entrevista com a educadora Carmem Machado

0 comentários
Atualmente a professora de Arte Carmem Machado da escola estadual Professor Benedito Leme Viera Neto de Salto de Pirapora recebeu o Prêmio Victor Civita: Educador Nota 10 com o seu projeto Sentiver com os alunos da 6ª série.
O projeto se tornou um espetáculo de dança com exibições em diversas escolas e universidades, seu conteúdo educacional é inovador pois utiliza referencias da dança contemporânea, buscando realçar os elementos: terra, água, fogo e ar. O projeto foi selecionado entre 3 mil projetos inscritos para receber o Prêmio.
Apesar da correria das entrevistas em outros meios de comunicação a professora Carmem Machado disponibilizou seu tempo para uma entrevista sobre sua perspectiva sobre a dança, sua visão da arte e seus projetos futuros.

sábado, 24 de agosto de 2013

Cícero, o moço do Apartamento

0 comentários

Cícero Rosa Lins, carioca é conhecido por ser uma das revelações da MPB e por ser ex-vocalista da Banda Alice, produziu seu CD intitulado "Canções do Apartamento" com músicas aconchegantes e reflexivas que retratam a sociedade e o amor.
Seu CD foi lançado na internet, disponível para download com as músicas "Tempo de Pipa" e "Ponto Cego". entre outras com referencias musicais do MPB, a suavidade da Bossa e algumas pitadas do rock. Os arranjos são interessantes, com a presença de sanfonas, pianos e outros instrumentos, pois Cícero tocou todos instrumentos.
Vale a pena ouvir seu trabalho e refletir com a suavidade de seu trabalho, atualmente ele produziu seu novo CD "Sábado" foi gravado na cidade maravilhosa com a participação de Marcelo Camelo.
O disco tem 10 músicas e todas vão ser disponibilizadas na Internet no dia 31/08/2013.







domingo, 18 de agosto de 2013

Móveis Coloniais de Acaju em Sorocaba

0 comentários
Esse domingo (18/08) vai ter a apresentação da banda  Hai Kai vai fazer um show com os brasilienses do Moveis Coloniais de Acaju. 
Apesar das dificuldades da banda Haik Kai para trazer os rapazes de Brasilia, esse domingo será possível ver os grupos se interagir nessa noite inesquecível.


A banda Hai Kai é conhecida no interior de São Paulo pois sua música "Casa da Lua" já tocou em diversas rádios FM, a banda já dividiu o palco com CPM 22, Pitty e outros artistas pelo seu estilo musical diferente e contagiante.A inspiração tradicional do haikai é utilizada em diversas músicas da banda,pois eles 
buscam mostrar ao publico a  interatividade da poesia e da música.



O SESC Sorocaba esse domingo tem a banda Móveis Coloniais de Acaju, banda que surgiu em 1988 e já fez show no Porão do Rock de 2000, a banda possui diversas influencias musicas e isso é nítido em seu estilo musical.
Móveis já ganhou diversos prêmios musicais e já participou de muitos festivais internacionais e nacionais e desde de 20065 a banda tem o projeto Móveis Convida na qual eles tocam com outras bandas, com workshops e outras atividades com as bandas nacionais.

Não perca a oportunidade de conhecer o trabalho dessas bandas ao vivo. 
Móveis Coloniais de Acaju 

Confirme sua presença no evento do Facebook :

Tecnologia do Blogger.

Search This Blog